24 de Abril de 2021

Retoma do projeto “Coimbra Região de Cultura”

A sessão de apresentação contou, entre outros, com a presença e atuação da fadista Cuca Roseta e do grupo conimbricense Cordis, e foi transmitida online nas páginas de Facebook Coimbra Região de Cultura e CIM Região de Coimbra.

Esta iniciativa assinalou a retoma do setor cultural neste território, com a CIM Região de Coimbra a dar um sinal do apoio incondicional a um setor deveras importante em termos de coesão social e desenvolvimento regional. No âmbito deste projeto, e até outubro, serão realizadas várias iniciativas por toda a região, com uma vasta diversidade: desde música popular portuguesa, até à ópera, passando pelo Fado e Canção de Coimbra, entre outros. No total serão 34 apresentações dos vencedores do concurso “Convocatória Aberta”, 29 espetáculos e 19 visitas performativas.  

A sessão decorre em Góis, um território de baixa densidade, numa lógica de descentralização cultural, bem como de apresentação destes territórios como estratégicos na  salvaguarda e preservação do património material e imaterial da Região, e no desenvolvimento de um sentimento de pertença verdadeiramente agregador.

Existem muitos argumentos que se podem invocar para fundamentar a importância estratégica da Cultura para a Região e muitos exemplos podem ilustrar o quanto este setor foi estilhaçado pela pressão exercida pela situação pandémica. O termo “resiliência” entrou no vocabulário diário há algum tempo e, com ele, trouxe dois termos que se podem enquadrar no seu campo semântico: “bouncing-back” ou recuperação e o “bouncing-forward”, sendo que este implica absorção, aprendizagem, adaptação e transformação em relação a um status quo anterior. A Região de Coimbra aspira, por isso, ao “bouncing-back” do setor Cultural.

O programa cultural do 3.º ciclo de programação “Coimbra Região de Cultura” é eclético e integra tanto a música com raízes mais populares e tradicionais, como ópera, e tanto apresenta nomes conceituados a nível nacional, como Cuca Roseta, como projetos emergentes a nível regional que derivam do concurso “Convocatória Aberta”. No programa há ainda espaço para a criação cultural com e para as comunidades e agentes culturais locais, através do projeto Re-Existir, um programa de criação e residência artística que cruza múltiplas linguagens artísticas, nomeadamente a dança pela mão da coreógrafa e intérprete Leonor Barata, e tem como cenário e enredo o património material e imaterial da nossa Região.

Esta programação pretende, sobretudo, ser um estímulo à fixação das comunidades residentes e de acolhimento, apelando à criação de condições para o desenvolvimento do talento dentro do território.

O projeto “Coimbra Região de Cultura” é cofinanciado pelo programa Operacional Regional Centro 2020.